No universo gráfico é utilizada uma variedade infinita de produtos, técnicas e processos, tudo para aprimorar cada vez mais o material que será entregue ao cliente. Dentro deste universo único encontramos o papel couché. Você já ouviu falar sobre ele ou já o conhece? Este papel foi criado em 1860, na França. O nome é derivado do francês couché que significa camadas. Portanto, como o próprio nome já diz, é um papel com muitas camadas brilhosas e lisas.
O papel couché é ideal para a impressão de artes com muitas cores e que necessitam de exatidão nas imagens. Se você deseja imprimir um convite priorizando a qualidade, você deve optar sempre por esse tipo de papel.
-
Qual a diferença entre o papel couché e o papel comum?
O papel couché possui em sua composição alguns produtos (carbonato de cálcio, caulim e látex) capazes de o deixar mais liso que o sulfite, por exemplo. Desta forma, há pouca absorção da tinta no papel, o que faz com que as cores fiquem mais vibrantes.
-
O melhor couché você encontra no Brasil
Isso mesmo! O Brasil é conhecido por ser o país que oferece o melhor papel couché do mundo, isso porque somos os maiores produtores de caulim (insumo utilizado na fabricação) e aqui também encontramos com facilidade os outros produtos que são inseridos para se produzir um couché de excelente qualidade.
-
O couché nas campanhas promocionais
Apesar de ser mais caro que o papel comum, o couché é sempre o preferido para a impressão gráfica de materiais publicitários. A principal característica é que a tinta não é absorvida pelas muitas camadas, por isso o que for impresso no couché sempre é mais brilhante, mais vivo e, consequentemente, mais chamativo.
E então, gostou de conhecer um pouco mais sobre a história e utilização do papel couché? Quer saber mais sobre os diversos tipos de papeis existentes e a utilização de cada um no mercado gráfico? Assine a nossa newsletter!