Conheça os principais tipos de arquivos para impressão, suas vantagens e quando usá-los.

Além de cuidar do desenvolvimento de um bom material impresso, um detalhe importante na hora de finalizar o arquivo final é escolher o formato para impressão mais adequado para o objetivo.

Acompanhe o artigo e entenda a diferença entre formatos de arquivo para impressão e as melhores indicações para cada tipo de material.

Formatos de arquivos para impressão abertos e fechados

Antes de falar dos formatos, é bom esclarecer sobre as duas categorias de arquivo existentes: o aberto e o fechado. Enquanto o primeiro tipo permite que alterações sejam realizadas no corpo do documento, o segundo já é o resultado final do material e não permite edições posteriores.

O arquivo fechado também já informa os padrões de configuração para impressão, como resolução, formato, sangria e etc.

Principais formatos de arquivos para impressão

Entenda cada formato e quais tipos de materiais são indicados para o seu uso.

PDF

Um dos mais populares, devido à sua versatilidade. Ele é capaz de incorporar e preservar diversos tipos de informação, como fontes, imagens e vetores, sem perder a qualidade. Pode ser usado para diversos materiais, sejam digitais ou para impressão.

TIFF

Amplamente usado em materiais comerciais que utilizam imagens de altíssima qualidade, já que é capaz de compactar as informações sem comprometer o resultado final. Outra vantagem é suportar todos os tipos de escala de cores e fundo transparente.

EPS

Um dos mais indicados para materiais impressos, o Encapsulated PostScript capta tanto informações em bitmap quanto em vetor. Indicado quando o design possui recortes e traços.

PNG

O Portable Network Graphics é ideal para arquivos com fundo transparente. Possui como característica principal sua flexibilidade, já que é possível ampliar ou reduzir uma imagem sem perder a qualidade. Apesar disso, não suporta a escala CMYK, por isso não é ideal para usar em materiais impressos.

Grayscale

É uma escala de cores cinza, que varia do branco puro ao preto total. Use para impressos monocromáticos que possuem as cores desta escala.

JPEG para arquivos para impressão

É o formato mais comum e pode ser aberto por centenas de softwares. Suporta escala de cores como CMYK e Grayscale, mas possui como desvantagem a perda significativa de qualidade quando compactado. 

E se você gostou desse conteúdo e precisa de uma solução para seu impresso, solicite um orçamento.