Conheça as principais diferenças entre os sistemas de cores RGB, CMYK e Pantone, e veja quando cada um é usado
Você sabe quais as principais diferenças entre os sistemas de cores RGB, CMYK e Pantone? Todos eles são padrões de cor utilizados em design de projetos. Vamos conhecer melhor cada um deles!
RGB
A sigla RGB é formada pelas iniciais dos nomes das cores na língua inglesa: red (vermelho), green (verde) e blue (azul). As cores RGB são chamadas de “cores luz”, pois quando há a sobreposição das cores secundárias, forma-se a cor branca. As cores desse sistema são utilizadas em celulares, televisores, câmeras e telas de computador.
CMYK
As três primeiras letras de CMYK também correspondem às iniciais dos nomes das cores em inglês: cyan (ciano), magenta e yellow (amarelo). Já a letra k (key – chave, em inglês) representa a cor preta, pois ela é necessária para fazer as outras cores de forma ilimitada, ou seja, é “a cor-chave”. O sistema de cores CMYK é utilizado em fotocopiadoras e impressoras. Então, o padrão RGB é quando você vê o projeto na tela. Se você deseja passar para o papel, você precisará utilizar as cores CMYK.
Pantone
No sistema Pantone, as cores funcionam de uma forma diferente: você tem uma tinta para cada cor que será utilizada na impressão, sem a necessidade de combinar cores primárias. A vantagem desse sistema é que a cor impressa será exatamente a mesma que é vista no mostruário. Contudo, a parte não tão boa assim é que você não terá muitas cores diferentes no seu material impresso, pois seria necessário o uso de uma tinta diferente para cada cor.
Esperamos que você tenha compreendido um pouco mais sobre a funcionalidade dos sistemas de cores RGB, CMYK e Pantone. Se você precisa de materiais impressos, faça um orçamento conosco.